#SBEC2017

Palestrantes
MARTÍN VILA PETROFF
Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Possuí graduação em Biologia pela Facultad de Ciencias Naturales y Museo (1990) e doutorado em Ciências Naturais (1994) pela mesma universidade. Atualmente é Diretor do Centro de Investigações Cardiovasculares, Investigador Independente do CONICET (Categoria 2) e Professor Adjunto de Fisiologia e Física Biológica com dedicação exclusiva na Faculdade de Ciências Médicas.
Sua especialidade abrange a fisiologia, eletrofisiologia e insuficiência cardíaca.

RAMÓN LATORRE
Universidad de Valparaíso, Chile
Possuí graduação em Bioquímica (1965) e doutorado em Ciências (1969) pela Universidade do Chile. Realizou pós-doutorado no National Institute of Neurological Diseases and Stroke (USA). Trabalhou junto com as Universidades de Duke, Chicago e Harvard, nos Estados Unidos, além de fundar o Centro de Estudos Científicos de Santiago, juntamente com Claudio Teitelboim.
Atualmente é Professor Titular do Instituto de Neurociência da Universidade de Valparaíso, Chile, e têm como áreas de interesse o transporte de íons mediado por canais iônicos em membranas biológicas e artificiais, os aspectos moleculares do canal iônico, condutância e gating, além da modulação metabólica dos canais iônicos.
SHARONA GORDON
University of Washington, USA
Possuí doutorado em Fisiologia pela Brown University (1993). Ela é membro do Conselho Editorial do JGP desde 2000 e atualmente é professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica na Universidade de Washington, USA.
Sua área de atuação compreende os mecanismos pelos quais os sinais sensoriais são convertidos em mensagens que podem ser entendidos pelo cérebro. Usando uma combinação de biologia molecular, bioquímica e eletrofisiologia, o grupo busca compreender a base estrutural para a função desses canais e como eles se integram nos sistemas de transdução sensorial em vários tipos de células.


PAULO SÉRGIO LACERDA BEIRÃO
Universidade Federal de Minas Gerais


ARIEL ESCOBAR
University of California, USA
Possuí doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade da República Oriental do Uruguai - PEDECIBA (1993). Ele é membro honorário da Sociedade Argentina de Neurociência desde 2008 e já recebeu o prêmio de Melhor Contribuição Científica no Encontro Ibero-Americano de Biofísica, em 2000.
Atualmete é Professor na University of California (USA), em diferentes programas das escolas de Engenharia e de Ciências Naturais. Sua linha de pesquisa é voltada para o acoplamento cardíaco nos processos de contração e excitação.